SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – OURO BRANCO - RN
PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI
Projeto Bullying
Ano 2010
TEMA: A Brincadeira que não tem graça
PERÍODO / DURAÇÃO: 24/08 à 26/08/2010.
CULMINÂNCIA: 27/08/2010.
JORNADA: TEMAS
MONITORES:
Ø Chirle Araújo Nóbrega da Costa;
Ø Raiza Paula Silva de Lima;
Ouro Branco, Agosto de 2010.
JUSTIFICATIVA
Todos os dias, crianças e adolescentes no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico destes indivíduos gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias. Dessa forma, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI – da cidade de Ouro Branco/RN resolveu desenvolver um trabalho com todo seu público alvo sobre tal temática, enfatizando valores voltados ao respeito mútuo. O projeto será desenvolvido na aula de temas, e terá duração de 4 dias.
EIXO TEMÁTICO
Bullying: Uma brincadeira que não tem graça.
OBJETIVOS
Perceber e entender o que é Bullying;
Analisar os motivos e as causas do bullying;
Perceber a frequente utilização de apelidos para se referirem a colegas, professores, amigos, etc.;
Diferenciar apelidos inofensivos dos agressivos;
Conscientizar-se que apelidos agressivos podem trazer conseqüências para a formação da personalidade do aluno;
Refletir sobre a capacidade de mudança em relação ao tratamento para com o próximo.
METODOLOGIA
A metodologia tem como base os planos de aula abaixo descritos:
PLANO DE AULA (Terça-feira - 24/08/2010)
1. Tema:
Calendário de Apelidos
2. Objetivos:
· Perceber a freqüente utilização de apelidos para se referirem a colegas, professores, amigos, etc.;
· Diferenciar apelidos inofensivos dos agressivos;
· Conscientizar-se que apelidos agressivos podem trazer conseqüências para a formação da personalidade do aluno;
3. Conteúdos:
· Violência Escolar (Bulliyng);
4. Metodologia:
Construir um calendário sobre apelidos utilizados pelos alunos como forma de tratamento para com outras pessoas, para que estes possam diferenciar os apelidos agressivos dos inofensivos.
5. Material Didático:
· Quadro Branco;
· Pincel;
· Calendário.
6. Avaliação:
Será realizada a partir da reflexão da Leitura Deleite, como também, a participação destes na construção do calendário.
7. Referências:
Http://<educarja@blogspot.com>//. Acessado em 23 de agosto de 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
PLANO DE AULA (Quarta-feira - 25/08/2010)
1. Tema:
A brincadeira que não tem graça.
2. Objetivos:
· Perceber e entender o que é Bullying;
· Refletir sobre a origem do bullying;
· Perceber e analisar os motivos e as causas do bullying.
3. Conteúdos:
Artigo: A brincadeira não tem graça. Autor: Diego Dreyer.
4. Metodologia:
· Debater sobre a origem do bullying, analisando os seus motivos e suas causas, com o intuito de fazer com que percebam o que realmente este significa.
6. Avaliação:
Se dará a partir do debate e conscientização da turma sobre o tema proposto.
7. Referências:
Http://<www.educacional.com.br/reportagens/bullying/solucoes.asp>//. Acessado em: 23 de agosto de 2010.
PLANO DE AULA (Quinta-feira - 26/08/2010)
1. Tema:
Filme: Escritores da Liberdade.
2. Objetivos:
· Refletir sobre a capacidade de mudança em relação ao tratamento para com o próximo;
· Conscientizar-se sobre o bullying.
3. Conteúdos:
Filme: Escritores da Liberdade
4. Metodologia:
Reunir as turmas para a exposição de um filme que aborda o tema trabalhado na semana.
5. Material Didático:
DVD, filme e televisão.
7. Referência:
EDWARDS, Smath. Escritores da Liberdade.
CULMINÂNCIA
A socialização das atividades dar-se-á na sede do PETI, com a participação da pedagoga Ângela Costa, onde a mesma ministrará uma palestra sobre a temática desenvolvida durante toda a semana. Ao final será feita uma mesa redonda onde as crianças e adolescentes, juntamente com as monitoras e palestrante, irão debater sobre o assunto discutido, enfatizando opiniões e conceitos acerca deste.
AVALIAÇÃO
Ao longo do desenvolvimento do projeto, será observado a participação, o empenho e a habilidade das crianças e adolescentes na realização das tarefas, assim como a aquisição dos conhecimentos por estes feita.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
EDWARDS, Smath. Escritores da Liberdade. Apresentado em 26 de agosto de 2010.
Http://<educarja@blogspot.com>//. Acessado em 23 de agosto de 2010.
Http://<www.educacional.com.br/reportagens/bullying/solucoes.asp>//. Acessado em: 23 de agosto de 2010.
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