sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Projeto Folclore/2010

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – OURO BRANCO - RN
PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI




Projeto Folclore
Ano 2010

TEMA:  As Manifestações Folclóricas: o reinventar das nossas tradições
PERÍODO / DURAÇÃO: 17/08 à 20/08/2010
CULMINÂNCIA: Dia 20 de Agosto de 2010.


JORNADA: TEMAS / REFORÇO ESCOLAR
                       MONITORES:
Ø  Chirle Araújo Nóbrega da Costa;
Ø  Raiza Paula Silva de Lima;
Ø  Maria Cristina da Nóbrega Azevedo;
Ø  Paulo Mácio Azevedo Pontes;
Ø  Rafael de Medeiros Costa.


Ouro Branco, Agosto de 2010.

JUSTIFICATIVA

            Tendo em vista a identidade do povo nordestino ser uma característica tão marcante, o projeto “As Manifestações Folclóricas: o reinventar das nossas tradições” visa enaltecer as manifestações do povo nordestino por meio de suas representações culturais como: lendas, danças, culinária, brincadeiras, parlendas, trava-línguas e adivinhações. Dessa forma, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de vivenciar a rica cultura de nossa região e da comunidade onde elas estão inseridas e assim resgatar as tradições de nosso povo.

EIXOS TEMÁTICOS

- Lendas brasileiras, do nordeste e local;
- Cantigas, danças e brincadeiras de roda;
- Parlendas e trava-línguas;
- Superstições;
- Medicina popular;
- Adivinhações.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar o resgate de nossas tradições por meio das manifestações folclóricas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Resgatar as manifestações folclóricas de nosso país, região e comunidade;
- Conhecer as trava-línguas, parlendas, frases de caminhão, advinhações e provérbios que fazem parte da linguagem nordestina e hoje são consideradas gêneros textuais;
- Reconhecer lendas pertencentes ao Brasil, ao nordeste e a comunidade local;
- Identificar comidas típicas que fazem parte do folclore local;
- Relembrar a musicalidade característica da nossa região, tendo como exemplo as cantigas de roda;
- Registrar as superstições que povoam o imaginário da população do município;
- Identificar as plantas utilizadas pela medicina popular.

METODOLOGIA

Lendas brasileiras, do nordeste e local

- Pesquisa realizada com as crianças e adolescentes de forma verbal;
- Apresentação de lendas local por meio de conhecimentos prévios;
- Confecção de cartaz com a lenda do papa-figo.

Cantigas, danças e brincadeiras de roda

- O cravo brigou com a rosa;
- Marcha soldado;
- As versões: atirei o pau no gato e não atirei o pau no gato.

Os alunos deverão serem estimulados a aprenderem as canções e interpretá-las.

Parlendas e Trava-línguas

- Pedir aos alunos para dizerem as parlendas e trava-línguas conhecidas;
- Construir cartaz com a exposição das parlendas e trava-línguas
- Promover um recital destas pelos alunos.

Superstições

- Conversa informal sobre as crendices e superstições conhecidas em nosso município;

Medicina Popular

- Explanação feita sobre os diversos tipos de remédios da medicina popular de nossa cultura;
- Produção de cartaz com a exposição dos chás medicinais.

Adivinhações:

- Concurso de adivinhações com produção escrita.

Brincadeiras:

- Apresentação através de desenho e escrita sobre as brincadeiras conhecidas, enfatizando seu passo-a-passo.

CULMINÂNCIA

            A socialização das atividades dar-se-á na sede do PETI, com a participação das crianças e adolescentes por meio de uma exposição de cartazes com os trabalhos desenvolvidos ao longo da vigência do projeto.

AVALIAÇÃO

            Ao longo do desenvolvimento do projeto, será observado a participação, o empenho e a habilidade das crianças e adolescentes na realização das tarefas, assim como a aquisição dos conhecimentos.

REFERÊNCIAS

Http://crianca.ig.com.br/ultimosegundinho/noticias/2009. Acessado em 16 de agosto de 2010.

RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: eventos escolares. Editora: IEMAR, Minas Gerais. (Mês: Agosto)


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