SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – OURO BRANCO - RN
PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL – PETI
Projeto Folclore
Ano 2010
TEMA: As Manifestações Folclóricas: o reinventar das nossas tradições
PERÍODO / DURAÇÃO: 17/08 à 20/08/2010
CULMINÂNCIA: Dia 20 de Agosto de 2010.
JORNADA: TEMAS / REFORÇO ESCOLAR
MONITORES:
Ø Chirle Araújo Nóbrega da Costa;
Ø Raiza Paula Silva de Lima;
Ø Maria Cristina da Nóbrega Azevedo;
Ø Paulo Mácio Azevedo Pontes;
Ø Rafael de Medeiros Costa.
Ouro Branco, Agosto de 2010.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a identidade do povo nordestino ser uma característica tão marcante, o projeto “As Manifestações Folclóricas: o reinventar das nossas tradições” visa enaltecer as manifestações do povo nordestino por meio de suas representações culturais como: lendas, danças, culinária, brincadeiras, parlendas, trava-línguas e adivinhações. Dessa forma, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de vivenciar a rica cultura de nossa região e da comunidade onde elas estão inseridas e assim resgatar as tradições de nosso povo.
EIXOS TEMÁTICOS
- Lendas brasileiras, do nordeste e local;
- Cantigas, danças e brincadeiras de roda;
- Parlendas e trava-línguas;
- Superstições;
- Medicina popular;
- Adivinhações.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar o resgate de nossas tradições por meio das manifestações folclóricas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Resgatar as manifestações folclóricas de nosso país, região e comunidade;
- Conhecer as trava-línguas, parlendas, frases de caminhão, advinhações e provérbios que fazem parte da linguagem nordestina e hoje são consideradas gêneros textuais;
- Reconhecer lendas pertencentes ao Brasil, ao nordeste e a comunidade local;
- Identificar comidas típicas que fazem parte do folclore local;
- Relembrar a musicalidade característica da nossa região, tendo como exemplo as cantigas de roda;
- Registrar as superstições que povoam o imaginário da população do município;
- Identificar as plantas utilizadas pela medicina popular.
METODOLOGIA
Lendas brasileiras, do nordeste e local
- Pesquisa realizada com as crianças e adolescentes de forma verbal;
- Apresentação de lendas local por meio de conhecimentos prévios;
- Confecção de cartaz com a lenda do papa-figo.
Cantigas, danças e brincadeiras de roda
- O cravo brigou com a rosa;
- Marcha soldado;
- As versões: atirei o pau no gato e não atirei o pau no gato.
Os alunos deverão serem estimulados a aprenderem as canções e interpretá-las.
Parlendas e Trava-línguas
- Pedir aos alunos para dizerem as parlendas e trava-línguas conhecidas;
- Construir cartaz com a exposição das parlendas e trava-línguas
- Promover um recital destas pelos alunos.
Superstições
- Conversa informal sobre as crendices e superstições conhecidas em nosso município;
Medicina Popular
- Explanação feita sobre os diversos tipos de remédios da medicina popular de nossa cultura;
- Produção de cartaz com a exposição dos chás medicinais.
Adivinhações:
- Concurso de adivinhações com produção escrita.
Brincadeiras:
- Apresentação através de desenho e escrita sobre as brincadeiras conhecidas, enfatizando seu passo-a-passo.
CULMINÂNCIA
A socialização das atividades dar-se-á na sede do PETI, com a participação das crianças e adolescentes por meio de uma exposição de cartazes com os trabalhos desenvolvidos ao longo da vigência do projeto.
AVALIAÇÃO
Ao longo do desenvolvimento do projeto, será observado a participação, o empenho e a habilidade das crianças e adolescentes na realização das tarefas, assim como a aquisição dos conhecimentos.
REFERÊNCIAS
Http://crianca.ig.com.br/ultimosegundinho/noticias/2009. Acessado em 16 de agosto de 2010.
RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos: eventos escolares. Editora: IEMAR, Minas Gerais. (Mês: Agosto)
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