segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O PETI parabeniza todos da Seleção feminina de Vôlei de Ouro Branco Bi Campeã do Seridozão

Ontém dia 18 de dezembro em Cruzeta-RN a seleção de vôlei de Ouro Branco conquistou o título de bi campeã do Seridozão ganhando a edição 2011.

Com um placar de 3 x 0, seleção de vôlei de Ouro Branco superou o time representante de Ipueira-RN, numa partida muito boa.

Nós que fazemos o PETI parabenizamos todas as integrantes  da seleção feminina de Ouro Branco pela vitória que tanto orgulho traz a nossa cidade, "parabéns meninas".

Jorge Rafael (Monitor do PETI) e Éllen Karolaine
E por fim parabenizamos em especial a Éllen Karolaine Lucena da Cruz intragrante da Seleção feminina de Vôlei de Ouro Branco e também participante do PETI.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dia 09 - Grito pela Vida: Viva as emoções sem drogas - Caminhada e festa (sem alcool) com U'z Fraldinhas

No dia 09 de Dezembro tivemos o evento de culminância da Campanha de prevenção ao uso de Alcool e outras drogas.
As 19:00hs ao lado da Sede da Banda Filarmônica Manoel Felipe Nery foi dado início as atividades de culminância da Campanha de prevenção ao uso de Alcool e outras drogas com concentração de populares e entrega dos prêmios dos finalistas do concurso artístico cultural realizado nas escolas e no PETI.
Mais uma vez na comunicação tivemos o monitor do PETI Jorge Rafael dessa vez acompanhado por Kyara Maisa dos Santos Silvacoordenadora municpal do CREAS.

Os presentes festejaram muito.

Logo foi dado inicio a entrega dos prêmios do concurso artístico cultural realizado nas escolas municpais e no PETI.

 Aqui temos a entrega dos prêmios para os particpantes da EMPISA.


A baixo temos a entrega de prêmios aos participantes do PETI
Róger Michel, vencedor na categoria desenho (turno matutino)

Verônika Lohanna vencedora na categoria desenho (turno vespertino)

Dejalene Araújo vencedora na categoria redação (turno vespertino)

 
José Erivando vencedor na categoria acróstico (turno vespertino)

Além destes também tivemos como vencedores Dayane Meyrelle na categoria redação (turno matutino), e também os particpantes da Escola Municipal José Nunes de figueiredo (do qual não dispomos a lista de vencedores)

Após a entrega de prêmios foi dado inicio a caminhada na frente do Trio Kipauá com a particpação de todos e com a animação de Jorge (U'z Fraldinhas), Kyara Maisa (CREAS) e Erivam (tecladista).

O arrastão ou a caminhada, passou pela avenida principal da cidade e veio terminar apenas no Clube municpal, onde teve inicio a festa com a animação de U'z Fraldinhas.

A apresentação de U'z Frladinhas foi muito boa e animou a festa que contou com grande participação de crianças e adolescentes.

O grupo de jovens da secretária de Saúde e agora também do CRAS, participou assim como toda secretaria de assitência social.
E foi com esse clima de festa que a Campanha de prevenção ao uso de Alcool e outras drogas encerrou sua culminância almejando mais ações contra o uso de drogas lícitas ou ilícitas.

Dia 07 - 1º Seminário Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas

No dia 07 de dezembro, as  8h00hs ocorreu o 1º Seminário Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas no Salão de Reunião do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

O Semininário foi aberto ao público, e contou com um sequência de palestras e exposições referentes ao tema trabalhado durante a campanha contra o uso de alcool e outras drogas.
Acima na foto temos o monitor Jorge Rafael do PETI, abrindo o Seminário e formando a mesa.

 

Aqui já no inicio temos a mesa formada com a presença do secretário de assistência municpal Moacir de lima Filho, e também a presença das coordenadoras do CREAS e do CRAS, Kyara Maisa dos Santos Silva e Maria José de Figueiredo.
Após as palavras de entrada pelo secretário de assistência social muncipal, tivemos uma apresentação cultural de capoeira por parte do Grupo de Capoeira "Terra do sol".



Em sequência.foi dado inicio as palestras temáticas, começando pela palestra: Álcool e Jovens, ministrada pelo psicólogo  Inácio Marcolino Dantas
Em sua palestra Inácio Marcolino dissertou acerca da classificação dada aos usuários e vicíados. Ele mostrou o que classifica-se como drogas lícitas e ilícitas, e as consequências de uma vida de dependência em drogas.


  
A segunda palestra intitulada Fé e Prevenção teve como palestrante o pastor João Batista de Moura.
Essa palestra foi muito dinâmica e voltada a realidade do combate as drogas uma vez que o pastor, dirigiu-se diretamente ao problema social das drogas, classificando como destruidoras da família e consequentemente da sociedade.
Os pastor defendeu uma postura de ação contra as drogas e ressaltou que este seminário era uma grande passo para uma ação direta de Ouro Branco contra as drogas. 
A palestra foi bem participativa e terminou com uma apresentação de voz e violão, onde foi interpretada a canção de Régis Danese "Faz um milagre em mim", música essa acompanhada por praticamente todos presentes.

  Público das palestras.


Por fim tivemos um depoimento sobre a vivência com dependente químicos dada pelo convidado: José Maria - Coordenador da Fundação Belo Amor – Caicó/RN.
José Maria de maneira muito aberta nos falou sobre os trabalhos realizados pela Fundação Belo Amor, contando de fato como é conviver com alguém que já teve a vida arruinada pelas drogas entre outras coisas.
A fala dele foi muito informativa, uma vez que tivemos vários questionamentos a fim de se esclarecer outros pontos, como a questão de tratamento dos dependentes e etc. 

Terminada a participação de José Maria após o debate acerca dos temas foi encerrado o 1º Seminário Municipal de Prevenção do Uso de Alcool e outras drogas, que demonstrou-se muito informativo, mas que passou para a frente a viabilização de um trabalho maior de combate de fato as drogas.

Campanha de Prevenção ao uso de álcool e outras drogas em Ouro Branco-RN - Dia 02 - Panfletagem

Seguindo a programção da "Campanha de Prevenção ao uso de álcool e outras drogas" articulada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no dia 02 de dezembro ocorreu a panfletagem pelas ruas da cidade com a entrega de material informativo sobre a campanha.


O PETI trabalhando em conjunto com o CREAS, participou da panfletagem pela cidade, contando com os monitores e adolescentes.


 

A participação do PETI ocorreu durante o período matutino.

As crianças e adolescentes que participaram desta atividade de conscientização, mostraram o quanto estão preocupadas com as questões sociais e também demonstraram um compromisso e tanto.


 Além de entregarem panfletos informativos, foram também fixados adesivos em locais onde circulam grande contigente de pessoas (Os adesivos foram colocados com o consentimento dos proprietários).

 

A panfletagem seguiu principalmente pela Avenida Manoel Correia, onde vários carros tiveram adesivos da campanha colocados.


Embora o PETI tenha participado apenas pela manhã no inicio das atividades  a "Campanha de Prevenção ao uso de álccol e outras drogas" estava apenas começando.

No mesmo dia foi montada uma tenda nas próximidades do Mercado Público, onde o trabalho da blitz e da panfletagem continuou durante todo o dia, contando com os funcionários do CREAS e com a Policia .


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Campanha de Prevenção ao uso de álcool e outras drogas em Ouro Branco-RN



A campanha é realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Manairama FM e Instituições Escolares.

O problema das drogas é sério e ocorre de formas diferentes em cada local ou região. Mais do que um problema, o enfrentamento da violência e das drogas depende da mobilização de toda a sociedade – das pessoas, da comunidade, das instituições.

A repressão e a prevenção à criminalidade andam juntas. É preciso fortalecer os laços comunitários e ressaltarmos a importância da articulação entre a Rede Sócio-assistencial e de Proteção, para a realização das estratégias de ações, e com isso combater o uso indevido de Drogas no município de Ouro Branco-RN.

A Campanha tem o objetivo de discutir com a sociedade estratégias de Prevenção e Combate as Drogas, fortalecendo a Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes, divulgando o que são Drogas e suas implicações na vida do usuário e conscientizando a população dos fatores de riscos advindos com o seu uso.

Desde o último dia 28 de novembro, diversas atividades vem sendo desenvolvidas.

Dia 02, pela manhã, Blitz e panfletagem, com entrega de material informativo sobre a campanha com objetivo de levar informação a comunidade do uso indevido de Drogas;

Dia 07/12 – Realização do I Seminário Municipal de prevenção ao Uso do álcool e outras drogas;

Dia 09/12 – Palestra com adolescentes e alunos da EEMC e público em geral na Feira de Ciências da EEMC; Horário: 14h00

Dia 09/12 – Grito pela Vida – Caminhada pelas principais ruas de Ouro Branco/RN e festa com U’z fraldinhas – SEM ALCOOL

Entrega dos prêmios aos finalistas do concurso artístico cultural realizado nas escolas e no PETI;

Horário: 19h

Com informações do Blog do Conselho Tutelar de Ouro Branco/RN e Priorado news de Marcos Costa
(Fonte: marcoscostaob.blogspot.com/)